FORÇA ELASTICA
Fundamentação Teórica.
Para compreender força elástica basta entender uma coisa, cada mola tem um coeficiente de restituição a constante elástica (), que depende do material de que a mola é feita e de suas dimensões sendo constante independente do grau de distorção da mola. (1)
No caso unidimensional, pode-se escrever a componente da força exercida pela mola sobre o corpo acoplado a ela como.
Que se conhece como lei de Hooke. A constante elástica da mola () é medido em Newton por metro ().É uma medida da força necessária para distender uma mola de determinado valor,molas rígidas têm maiores valores de .A equação 1 é válida desde que não de destinada a mola além de uma faixa limitada.
O sinal negativo indica que o sentido da força exercida pela mola é sempre oposto a deslocamento do corpo de da sua posição quando a mola está em seu estado relaxado (que é definido ).
Considerando uma massa m pendurada na extremidade de uma mola suspenso na vertical,veja a figura 1. Então F será igual ao peso da massa, o que resulta na equação 2: (2)
Metodologia.
Prende-se a mola, na vertical, por uma de suas extremidades, a um suporte fixo. Na outra extremidade suspende-se, um corpo de massa m conhecida. É sabido que para uma certa faixa de comprimentos, a mola tem um comportamento elástico, no qual a força feita pela mola segue a equação: onde: é a constante elástica da mola, Peso em , é o comprimento. Fazendo-se variar a massa m do corpo suspenso na vertical e medindo-se a variação do comprimento da mola , podemos verificar a relação existente entre a variação do peso e a variação do comprimento. Usa-se a mesma equação e o mesmo procedimento