Força de atrito
Neste trabalho desenvolvemos uma técnica simples de como medir a força de atrito de diferentes corpos de prova. Queremos nos concentrar na parte conceitual, sem nos deter em fórmulas e cálculos. Buscamos as relações existentes entre o atrito e a superfície de contato, o peso e outras forças, com diferentes corpos de provas.
A força de atrito, é uma força que se opõe ao movimento de objetos que estão sob a ação de uma força. Ela age paralelamente à superfície de contato, no sentido contrário, depende da Força Normal entre o objeto e a superfície; quanto maior for a Força Normal maior será o atrito.
SUMÁRIO
Lista de Tabelas e Ilustrações
Introdução 5
Fundamentos Teóricos................................................................................................................6
Procedimento Experimental 6
Resultados 7
Discussão 8
Conclusão 10
Referências bibliográficas 11
Lista De Tabelas E Ilustrações
Figura 1. Esquema da força de atrito. 6
Tabela 1. Plano horizontal 7
Tabela 2. Plano inclinado 8
Tabela 3. Corpo de prova formica 8
Tabela 4. Coeficiente de atrito da formica 8
Introdução
Este trabalho tem como finalidade o estudo sobre força de atrito realizado no desenvolvimento da experiência.
Força de Atrito surge em sentido contrário ao movimento de um objeto. Ela pode ser estática, se o objeto está em repouso, ou dinâmica, se o objeto está em movimento, ela se opõe ao movimento, depende da natureza e da rugosidade da superfície (coeficiente de atrito).
Assim sendo, o grupo de 3 alunos teve de realizar a experiência, procurando obter o máximo desempenho possível, bem como, os melhores resultados e a melhor apresentação do trabalho, a qual era objeto.
Com o tema Força de Atrito, partimos do princípio que a força de atrito é sempre paralela às superfícies em interação e contrária ao movimento relativo