Força de atrito
A experiência de Força de Atrito tem como objetivo principal determinar a força que o atrito exerce quando dois corpos entram em contato.
Por meio do expêrimento em sala, tivemos exito em verificar a força de atrito entre a rampa e um corpo móvel, bem como determinar os coeficientes de atrito existentes entre a rampa e o móvel; verificar os diferentes tipos de coeficientes de atritos realizados durante o experimento, além de determinar o coeficiente de atrito mínimo para que o corpo de prova permanecesse em inércia, ou seja, parado.
Deveras, por meio desta experiência, entendemos com clareza o objetivo proposto em sala, de analisarmos a força que o atrito exerce quando há contato entre dois ou mais corpos.
2. Introdução teórica
Quando dois sólidos estão em contato, existindo entre as regiões de contato um estado de aspereza ou de rugosidade, pode haver o desenvolvimento de forças de ação e reação entre os corpos, numa direção tangencial à região de contato; tais forças são denominadas forças de atrito.
Tais forças só aparecem qunado há deslizamento ou tendência de deslizamento entre as superfícies em contato. A existência de atrito é, um estado em potencial que somente se traduz efetivamente através de uma força, quando há uma solicitação no sentido de haver movimento relativo entre os corpos em contato. Quando não há atrito, as forças trocadas entre os corpos são sempre perpendiculares à região de contato.
Há dois tipos de atrito, o atrito estático e o atrito dinâmico, ou cinético. O atrito é estático, quando não há deslizamento relativo entre os corpos em contato, ou seja, a força motriz (F) é neutralizada pela força de atrito (Fat) , conforme figura 1.
O atrito é dinâmico, ou cinético, quando há deslizamento relativo entre os corpos em contato, ou seja, a força motriz (F) é maior do que a força de atrito (Fat) , conforme figura 2.
Figura 1 – Representação de Atrito estático
Fonte: INFO ESCOLA,2008.
Figura 2 –