Força de atrito
Engenharia 2° Semestre
Física:
Experiência: Força Elástica
Relatório
Resumo:
A experiência consiste na determinação da constante elástica de uma mola pela determinação direta do coeficiente entre a força aplicada à mola e seu alongamento, demonstrando a Lei de Hooke.
Hooke estabeleceu uma lei que relaciona a força elástica Fel com a deformação x produzida na mola que é a seguinte:
"A intensidade da força elástica Fel é proporcional à deformação X".
A experiência ocorreu no laboratório de física no dia 12 de Março de 2012, supervisionada pelo professor de Física Sr. Márcio Fessel, onde ele nos mostrou de forma simples e objetiva as etapas das medições com uma mola simples e com duas molas em série e em paralelo. A partir daí iniciamos os trabalhos e tiramos algumas conclusões desse experimento.
Os resultados obtidos na prática foram discutidos entre os componentes do grupo de estudo e feito os cálculos para se obter os valores das constantes (K) em cada situação.
Objetivo:
O experimento foi realizado tendo em vista a análise experimental da Lei de Hooke, utilizando duas molas e seis pesos em dois modos de associação (séries e paralelas). Tendo como objetivo encontrar a constante elástica da mola, para estas duas associações. E foi verificado que as molas associadas em série apresentaram força elástica menor de que as que estavam associadas em paralelo.
Introdução:
Este estudo se resume quando, uma mola é esticada de uma distância ''x'', a partir de uma posição em que está frouxa, que a força que ela exerce é dada por: ( Fel = k . x ) (Lei de Hooke), onde k= constante elástica da mola, chamada também de constante de força, é uma medida da dureza da mola. O valor x= deformação da mola, significa que a mola foi comprimida de uma distância ''x'' a partir da posição em que esta frouxa. O sinal negativo