forward
A representação piramidal da fábrica automatizada fornece uma indicação sobre como são gerenciados os vários processos de produção. Observa-se aqui como é possível subdividir em duas zonas, uma de INFORMÁTICA e uma de AUTOMAÇÃO da nossa fábrica.
A parte de Automação, por sua vez, está subdividida em vários níveis, cada nível correspondendo a uma determinada tarefa. Exemplo: pode-se encontrar, no nível 1, os comandos das máquinas responsáveis pela produção dos vários detalhes que, uma vez montados em conjunto, representam o produto acabado, pronto para comercialização.
Os níveis superiores desempenham principalmente funções de controle e planificação das operações a serem desenvolvidas no nível 0. O nível 0 contém máquinas mecânicas, centros de trabalho, motores, transportadores, cilindros pneumáticos, etc., ou seja, todos os componentes mecânicos que, gerenciados de modo oportuno, efetuam a produção.
Nível 0: partes operacionais de máquinas ou precessos munidos de seus respectivos sensores e acionadores
Vamos analisar agora quais são as exigências que se pode encontarr neste nível da pirâmide CIM e quais são os produtos que podem atender a tais exigências.
Nível 1 : máquinas individuais, condução de uma máquina ou de um processo isolado
Vamos analisar agora quais são as exigências que se pode encontrar neste nível da pirâmide CIM e quais são os produtos que podem atender a tais exigências.
Nível 2 : controle de células, supervisão das áreas referentes a várias máquinas e/ou processos
Vamos analisar agora quais são as exigências que se pode encontrar neste nível da pirâmide CIM e quais são os produtos que se podem atender a tais exigências.
Nível 3: controle de área, funções de gerência da produção e supervisão de grupos de células