Forum 10 Pesquisa
"Ao acompanharmos o incremento da industrialização, vemos que é a partir da década de 1930 (e nas seguintes, em escala cada vez mais acentuada) que a Sociologia brasileira ganha novo impulso e se estrutura como um sistema significativo, como uma forma criadora e nova de refletir sobre as questões sociais. A fundação da Escola Livre de Sociologia e Política em São Paulo no ano de 1933 e, depois, da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo-USP são os marcos que atribuem à Sociologia o status de conhecimento sistemático, a partir dos quais ela se transforma em uma disciplina capaz de elaborar novas explicações sobre a realidade brasileira, de refletir sobre os problemas e de produzir explicações (BASAGLIA, 2010, p. 95)".
Discuta com seus colegas e com seu tutor, no Fórum, sobre o processo de modernização pelo qual o país passou entre as décadas de 1930 e 1950 e responda às questões:
1) Quais foram as necessidades educacionais advindas desse processo?
No processo de modernização do país ocorreu a necessidade educacional de um saber pragmático, cuja qual não estivesse vinculo com à herança colonial, foi então que a burguesia através do pensamento social, organizou-se para as mudanças sociais e teve como base a Sociologia Brasileira, já que a mesma lutava por questões sociais baseado em conhecimento da realidade da sociedade. A partir da nova Reforma o ensino secundário passou a ser dividido em ciclo fundamental e complementar; tendo como componente curricular a Sociologia no segundo ciclo e no nível Superior. Entre as décadas de 30 e 50 também foi marcada pelas Manifestações em prol dos Projetos Políticos Pedagógicos em busca de leis que amparassem e regularizassem a educação.
2) Quais foram as características dos projetos educacionais implementados para solucionar essas questões?
As características dos projetos educacionais daquela época, em relação