Fortaleza
Ética e Cidadania
Tema: Copa do Mundo na cidade de Fortaleza
Nome: Camila N° 03
Nome: Guilherme Idalino de Souza N° 09
Nome: Manuela Passos de Abreu N° 20
Nome: Maria Eduarda Mourão Pereira N° 21
Nome: Mayara Silva Costa N° 24
Nome: Micaelly Ariane Neca Ernandes N° 25
Nome: Sabrina Pedroso de Lima N° 31
Série: 9° B
Ética, Cidadania e Moral.
Ética: é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.
Cidadania: o conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, sejam ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto).No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade Cidadania, direitos e deveres.
Moral: Se trata do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade, de uma cultura. Como sabemos, as práticas positivas de um código moral são importantes para que possamos viver em sociedade, fato que fortalece cada vez mais a coesão dos laços que garantem a solidariedade social. Do