Grandes Problemas Ambientais Comtempôraneos
São vários os problemas apontados por organizações ambientais como World Wide Fund (WWF) e Greenpeace, e mesmo por órgãos governamentais, como a Organização das Nações Unidas (ONU). Porém, alguns são apontados como mais urgentes ou mais alarmantes. Na lista dos principais problemas ambientais da atualidade estão questões como aquecimento global, desmatamento e extinção de espécies, diminuição dos recursos hídricos, consumo e lixo.
Concentração Populacional
Com o evento da Revolução Industrial, a concentração populacional nas cidades marcou um grande avanço social mas também marcou o grande avanço na destruição do meio ambiente. As causas das agressões ao meio ambiente são de ordem política, econômica e cultural. A sociedade ainda não absorveu a importância do meio ambiente para sua sobrevivência.
Nunca se falou tanto em preservação ambiental como nos dias de hoje. A preocupação com o meio ambiente tomou conta dos meios de comunicação, das escolas e até mesmo das indústrias mas as ações para preservação ou conservação caminha a passos lentos no Brasil. As carências em tantas áreas impedem que sejam empregadas tecnologias/investimentos na área ambiental.
É preciso que o Estado Moderno através de seus administradores públicos, no seu papel, gestor-indutor, crie uma aliança global para minimizar os efeitos nefastos das ações antrópicas, em uma corrente única e sólida em busca de uma ecocidadania planetária. (Siqueira j.c.z.)
RECURSOS HÍDRICOS
Distribuição de água no Planeta
As águas do mundo atinge mais de 70% da superfície da Terra, 97,5% é salgada estando nos mares e oceanos; 2,493% é doce (potável), mas são encontradas em geleiras e no subterrâneo e é apenas 0,007% é doce e está disponível nos rios, lagos e na atmosfera sendo possível seu consumo. A fração da água potável disponível é tão pequena que causa preocupação ao pensarmos no futuro do planeta. Será se a teremos para