forrageamento ótimo
CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA
ECOLOGIA BÁSICA
PROFESSOR(A): ROBERTA ZANDAVALLI
ALUNO(A): KALILLE MAIA CARDOSO
TEORIA DO FORRAGEAMENTO ÓTIMO
17 de Agosto de 2014
Os seres vivos precisam de energia para sobreviver e se reproduzir. Essa energia, no reino animal, provem do alimento tornando necessário que o animal desenvolva estratégias para melhorar a obtenção desse recurso. As estrátegias que um indivíduo usa para localizar, selecionar e capturar são chamadas de forrageamento. Durante o forrageamento o predator encontra e indentifica a presa e então analisa se a captura é vantajosa. Os aspectos analisados são a fome, saciação, custo energético, quantidade de presas disponíveis e se tem a presença de possivéis predadores.
Para entender e estudar esse tipo de compartamento foi proposta a Teoria do Forrageamento Ótimo em 1966 por Robert MacArthur e Eric Pianka. A teoria explica que os custos energéticos durante o forrageamento não devem ser maiores que a energia que esse alimento dara para ele. Essas decisões seriam adaptações geradas por uma seleção natural. Os mais adaptados apresentariam melhor forrageamento.
Para entender essa teoria deve-se avaliar a taxa liquida de energia consumida, que consiste em: subtrair a energia que o predator gastou para localizar e consumir a presa pela energia que ele obteve.
Entrentanto, o predador pode escolher entre habitats, escolher entre correr o risco de predação ou se alimentar em local onde a presa é escassa, quanto tempo ele ficará em certo local e se deve ou não incluir novos itens a sua dieta. Essas e outras decisões não são possiveis de determinar qual foi o gasto de energia e tempo para toma-las .
A escolha da mancha é influenciada pela heterogeneidade dos habitats, já que um ambiente homogênio, pela sua distribuição de recursos, é mais