The Professor
Foi o primeiro romance de Charlotte Brontë . Ele foi originalmente escrito antes de Jane Eyre e rejeitado por várias editoras, mas acabou por ser publicado postumamente em 1857 com a aprovação de Arthur de Bell Nicholls, que aceitou a tarefa de revisão e edição do romance.
ENREDO
O livro é a história de um jovem, William Crimsworth, e é uma narrativa em primeira pessoa de sua perspectiva. Ele descreve seu amadurecimento, seus amores e sua eventual carreira como professor em uma escola só para meninas.
A história começa com uma carta que William enviou a seu amigo Charles, detalhando que recusou as propostas de seu tio para se tornar um clérigo, bem como o seu primeiro encontro com o seu rico irmão Edward. Buscando trabalho como comerciante, William é oferecido ao cargo de funcionário por Edward. No entanto, Edward tem ciúmes da educação e da inteligência de William e trata-o terrivelmente. Pelas ações do simpático Sr. Hunsden, William se sente aliviado em sua posição e ganha um novo emprego em um colégio interno só para meninos na Bélgica.
A escola é dirigida pela simpática Madame Pelet, que trata de William gentil e educadamente. Em breve, os méritos de William como um professor chegam aos ouvidos da diretora da escola de meninas vizinha. Mademoiselle Reuter oferece-lhe uma posição em sua escola, que ele aceita. Inicialmente cativado por Mademoiselle Reuter, William começa a nutrir ideias e sentimentos de amor por ela, apenas para tê-los esmagado quando ele ouve ela e Monsieur Pelet falar sobre seu casamento, que está próximo.
Um pouco de coração partido, ele trata agora Mademoiselle Reuter com uma fria civilidade e começa a ver a natureza subjacente da sua personagem. Mademoiselle Reuter, no entanto, continua a tentar enganar William de novo, fingindo ser benevolente e preocupada. Ela vai tão longe a ponto de pedir para ele ensinar uma de suas jovens professoras, Frances, que espera melhorar sua habilidade em línguas.William vê nesta aluna