FORMULAÇÃO PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA
1. TEMA
Sistema de depreciação dentro das empresas e o reflexo tributário a partir da legislação societária
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA, PROBLEMA E JUSTIFICATIVA
A Contabilidade foi renovada após as profundas mudanças determinadas pelas Leis nº 11.638/07 e 11.941/09, com os detalhes apresentados nas dezenas de pronunciamentos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC. Sendo que uma das orientações mais importantes da nova contabilidade refere-se ao registro da depreciação, que foi detalhado no pronunciamento CPC nº 27, cujo o qual define a vida útil para fins contábeis como "o período de tempo durante o qual a entidade espera utilizar o ativo; ou o número de unidades de produção ou de unidades semelhantes que a entidade espera obter pela utilização do ativo.”
Alguns elementos que integram o ativo imobilizado da organização têm período de vida que varia de acordo com sua utilização, produção ou mesmo seu tempo de existência, esses bens seguem taxas especificadas pela legislação fiscal.
Os valores depreciados significam números importantes no resultado de exercício de uma organização. Porém muitas vezes o bem em função do seu tempo de utilização se encontra 100% depreciado, mas sua capacidade produtiva permanece inalterada, visando regular essas situações entra a legislação societária que avalia os bens do ativo imobilizado de forma intangível postergando assim sua vida útil.
As empresas que se beneficiam da depreciação precisam informar a mesma segundo a legislação fiscal e podem se utilizar da legislação societária para revisar e ajustar a determinação da vida útil econômica estimada para seus bens.
Os valores depreciados significam números importantes no resultado de exercício de uma organização. Porém muitas vezes o bem em função do seu tempo de utilização se encontra 100% depreciado, mas sua capacidade produtiva permanece inalterada, visando regular essas situações entra a