Formulação enxaguatório bucal
Água: é um solvente utilizado para solubilizar outros constituintes, como os corantes e os fluoretos.
Glicerina: é um solvente utilizado para solubilizar outros constituintes, também atuando como co-solvente, tal como misturas de água e glicerina. Também atua como umectante.
Álcool: é um solvente utilizado para solubilizar outros constituintes, também atuando como co-solvente, tal como misturas de água e álcool (hidroalcóolico).
Propilenoglicol: a ação conservante é aumentada pela adição de propilenoglicol a 15% que nesta concentração possui, além de ação antimicrobiana, propriedades umectantes, estabilizantes, além de co-solvente miscível na água. Funciona também como um carreador para emulsificantes e como veículo para flavorizantes preferencialmente ao etanol, pois impede a volatilização e fornece um aroma mais estável.
Sorbitol: além de ser umectante, tem a função de agente edulcorante.
Polissorbato 20: agente tensoativo não-iônico, promovendo a remoção da sujeira. Quando em solução aquosa não sofrem ionização.
Aroma: promove um efeito refrescante. Na embalagem do enxaguatório não especifica qual o aroma adicionado.
Benzoato de Sódio: tem função de conservante antimicrobiano. Suas concentrações de uso em produtos orais variam de 0,02 a 0,5%. Tem propriedades tanto bacteriostáticas como antifúngicas.
Fluoreto de Sódio (225ppm de flúor): agente ativo, utilizado devido à ação protetora do flúor, que além de remineralizar o esmalte dental, interfere no metabolismo e crescimento de bactérias produtoras de ácido na placa bacteriana e por inibir a formação de polissacarídeos que promovem a adesão de bactérias à superfície do esmalte.
Cloreto de cetilpiridínio: agente ativo, que tem atividade antimicrobiana contra um largo espectro de bactérias da cavidade oral. Este agente pode interagir com a membrana celular bacteriana, resultando na perda de componentes celulares, perturbação do metabolismo e inibição do