Formulas de Fisica 12 ano
Mas a evolução científica e tecnológica influenciou de forma decisiva o desenvolvimento da Geodéisa e da Cartografia. As observações de satélites artificiais iniciaram-se aproximadamente na década de sessenta e revolucionaram as técnicas de posicionamento. O primeiro sistema de satélites artificiais utilizado foi o TRANSIT, que teve seus fundamentos idealizados com o objetivo de navegação. Teve como idéia básica a localização sobre a Terra de uma antena receptora de sinais, emitidos por satélites artificiais em órbita terrestre de posições perfeitamente conhecidas.
Atualmente, uma das formas mais simples de se obter coordenadas de pontos amostrais é por meio do uso de um receptor de GPS. Este determina, além da localização de um ponto qualquer, a velocidade e o tempo. O sistema GPS foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DOD) na década de 70 e entrou em atividade em 06 de janeiro de 1980.
Os satélites geodésicos são observados com dois propósitos: navegação e posicionamento. Nos dois casos o que se quer é a posição de um ponto. O sistema mais conhecido é o Global Position System ou Sistema de Posicionamento Global (GPS). Além do sistema GPS, também existem outros, onde destacam-se o sistema russo em operação, chamado de GLONASS, e o sistema europeu, chamado GALILEU, que estará em operação a partir de 2008.
O sistema GPS é constituído por três segmentos: espacial, controle e usuário.
O segmento espacial é constituído por 24 satélites em órbita a 20.200 km de altitude. Cada satélite move-se, acima da superfície da Terra, numa velocidade de 2.000 mph, completando uma órbita a cada 12 horas. As órbitas são