Euler
Leonhard Euler (1707-1783), nasceu em Basileia (Suíça) e revelou bastante cedo a sua aptidão para a Matemática, tendo recebido grande apoio dos irmãos Jean, Nicolaus e Daniel Bernoulli.
Exerceu a cátedra desde o início da sua carreira e, depois, até morrer, na Academia de S. Petersburgo, com um interregno de 25 anos, durante os quais, por convite, foi leccionar para a Academia de Berlim.
Euler possuía uma cultura vastíssima, tendo estudado, além de Matemática, Teologia, Medicina, Astronomia, Física e Línguas Orientais.
Em 1771, perdeu todos os seus bens, à excepção dos manuscritos de Matemática, num incêndio na sua casa. No mesmo ano é operado às cataratas, o que lhe restitui a visão durante um breve período de tempo. Mas, ao que parece, Euler não terá tomado os devidos cuidados médicos tendo ficado completamente cego. Em 1773 perdeu a sua mulher de 40 anos. Passou os anos finais de sua vida na Rússia, então sob a protecção de Catarina a Grande.
Morreu em 18 de Setembro de 1783, em São Petersburgo vitima de um acidente vascular cerebral. Foi enterrado no Mosteiro Alexander Nevsky. Algumas das suas publicações
Dissertatio physica de song (Basel, 1727, in quarto)
Mechanica, sive motus scientia analytice; expasita (St Petersburg, 1736, in 2 vols. quarto)
Ennleitung in die Arithmetik (ibid., 1738, in 2 vols. octavo), in German and Russian
Tentamen novae theoriae musicae (ibid. 1739, in quarto)
Methodus inveniendi limas curvas, maximi minimive proprictate gaudentes (Lausanne, 1744, in quarto)
Theoria motuum planetarum et cometarum (Berlin, 1744, in quarto)
Constante de Euler
A constante de Euler é denominada por g e traduz o valor do limite, quando n tende para infinito, da seguinte expressão:
Euler, ao calcular este limite, determinou o valor de g com 16 casas