Formigas Trabalho de biologia
Neste trabalho temos como tema principal a Tapinoma Melanocephalum, também conhecida como formiga-fantasma que pertence ao Reino Animália. Diferente de algumas espécies de formigas, esta traz benefícios ao ecossistema em que vive. As formigas vivem em colônias que, em geral, são organizadas por formigas fêmeas, divididas entre as reprodutoras, chamadas rainhas e as não produtoras, conhecidas como operárias. As formigas apresentam comportamento social e necessitam do comportamento do homem para serem dispersas por longas distâncias, encontrar locais para construção de ninhos e obter farta alimentação. A seguir, confira a informações detalhadas sobre a classificação, a morfologia e a fisiologia desta espécie. Além de saber como ela interfere na vida do ser humano nos aspectos nos e ruins.
Formiga-Fantasma
Tapinoma Melanocephalum
Classificação científica
Reino:
Animalia
Filo:
Arthropoda
Classe:
Insecta
Superordem:
Endopterygota
Ordem:
Hymenoptera
Subordem:
Apocrita
Superfamília:
Vespoidea
Família:
Formicidae
Subfamília:
Dolichoderinae
Género:
Tapinoma
Espécie:
T. melanocephalum
Nome binomial
Tapinoma melanocephalum
(Fabricius, 1793)
Fisiologia geral das formigas
A maioria das formigas em uma colônia é formada por fêmeas, reprodutoras (rainhas) e não reprodutoras (operárias). Essas últimas fazem o trabalho pesado: constroem o ninho, coletam comida e água, limpam, alimentam machos, larvas, e em alguns casos a rainha, e protegem o formigueiro. Em certas espécies, as soldados diferem-se das operárias comuns por terem partes do corpo maiores, principalmente cabeça e mandíbulas.
Uma colônia pode ter apenas uma ou várias rainhas. Em casos mais raros, não há nenhuma. A operária com maior porte físico e pré-disposição hormonal desenvolve um aparelho reprodutor e assume o posto. É durante a revoada, geralmente na primavera, que rainhas virgens e machos voam do ninho para acasalar. Após o coito, ambos perdem as asas e retornam ao solo,