adolescência precoce
1. HISTÓRICO DO DESENVOLVIMENTO DO MAGNETISMO
E DA BIOLOGIA
2
2. O ANTIGO MAGNETISMO ANIMAL
3. O MODERNO MAGNETISMO ANIMAL
3.1.
3.2.
3.3.
3.4.
3.5.
BACTÉRIAS E MICROORGANISMOS
FORMIGAS
ABELHAS
PEIXES
PÁSSAROS
7
12
13
16
20
24
28
4. CONCLUSÃO
30
5. GLOSSÁRIO
30
1
O Magnetismo Animal e seus Aspectos ao longo do
Desenvolvimento da Biologia e do Magnetismo
Rafael Monteiro Fernandes e Sergio d’Almeida Sanchez
Instituto de Física “Gleb Wataghin”, Universidade Estadual de
Campinas, Campinas, SP, Brasil
Janeiro de 2001
Neste trabalho, apresentamos como o conceito de Magnetismo Animal evoluiu e influenciou o homem desde os primórdios do Magnetismo até os dias de hoje.
Enfocamos especialmente os caminhos e resultados da pesquisa recente neste campo, realizada principalmente através de estudos dos efeitos do campo magnético na orientação de bactérias, formigas, abelhas, peixes e pássaros.
1. Histórico do desenvolvimento do Magnetismo e da Biologia
Vamos iniciar nossa discussão sobre o Magnetismo Animal apresentando como o Magnetismo e a Biologia se desenvolveram ao longo da História e em que momentos (e sob que aspectos) estas duas Ciências interagiram entre si. Maiores detalhes sobre o assunto podem ser encontrados no artigo “Barros, H. G. P. L e
Esquivel, D. M. S. Interação do Campo Magnético da Terra com os seres vivos:
História da sua Descoberta, Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 22, setembro de 2000”, no qual nos baseamos para fazer esta parte do trabalho.
Acredita-se que os fenômenos magnéticos foram observados pela primeira vez há cerca de 3000 anos, através de interessantes propriedades de certas rochas da Magnésia, província grega da Ásia Menor. Estas rochas, denominadas magnetitas, tinham a capacidade de atrair um outro mineral, o ferro, à distância, capacidade esta que se conservava mesmo após inúmeros contatos entre a magnetita e os minérios de ferro. Foi a primeira vez que o