Formações Vegetais
Caracteristicas: essa floresta densa e úmida é típica de áreas onde se erifica a existência do clima equatorial.
Causas da devastação: como resultado da crescente ocupação econômica da área em que ela se localiza, essa formação vegetal vem sofrendo um intenso processo de desmatamento.
Mata Atlântica- área de ocorrência: estendia-se ao longo da costa atlântica, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, porem foi devastada.
Caracteristicas: é heterogênea, portanto muito rica em espécies vegetais, densa e aparece em diferentes pontos do país, onde há temperaturas elevadas e alto teor de umidade.
Causas da devastação: com resultado da expansão que ocorreu em seus domínios: da exploração madeireira; da atividade agrícola e urbana.
Mata da Araucarias- área de ocorrência: estendia-se originalmente, por vastas extensões do Sudeste e Sul do país.
Caracteristicas: típica do clima subtropical.
Causas da devastação: entre outros fatores, da exploração da madeira existente nessa mata e também da ocupação econômica da área em que ela se localiza, e sem a preocupação de preservá-la, ela se encontra, nos dias atuais, quase que integralmente devastada.
Cerrado- área de ocorrência: ocorre em quase todo o Brasil Central, que inclui a região Centro-Oeste e arredores, como sul do Pará e do Maranhão, o interior de Tocantis, o oeste da bahia e de Minas Gerais e o norte de São Paulo.
Caracteristicas: típica de áreas de clima tropical, com duas estaçoes bem marcadas; erao chuvoso e inverno seco. Domínio de pequenas arvores e arbustos bastante retorcidos, com casca grossa.
Causas da devastação: seu aproveitamento econômico faz-se por meio da pecuária e da agricultura comercial mecanizada, que vem destruindo a vegetação natural, com grande prejuízo a sua biodiversidade.