Biomas e Formações Vegetais
Introdução
Compreendemos por formações vegetais espécies de vegetação, que podem ser identificadas com facilidade, as quais ocupam vastas superfícies planas. É oprincipal elemento na determinação dos ecossistemas e biomas presentes no planeta, que auxiliam na composição do solo. O Brasil abrange um território com aproximadamente 8,5 milhões de quilômetrosquadrados, com diversas formações vegetais.
No Brasil temos por Exemplos :
Caatinga
A caatinga, vegetação típica de clima semi-árido.
Cerrado
O cerrado constitui uma vegetação arbustiva.
Mata dosPinhais
Subtropical, homogênea, aciculifoliada, com grande aproveitamento de madeira e erva-mate.
Pradarias
O domínio das pradarias corresponde ao Pampa, ou Campanha Gaúcha.
Mata dos Cocais
A Matados Cocais ou Babaçuais é uma vegetação de transição no Maranhão, Piauí e norte de Tocantins, destacando-se o aproveitamento do coquinho babaçu.
Mata Atlântica
A Mata Atlântica ou florestalatifoliada tropical úmida de encosta ocupa as escarpas dos planaltos voltadas para o oceano.
Biomas
Os Biomas são sistemas em que solo, clima, relevo, fauna e demais elementos da natureza interagem entre siformando tipos semelhantes de
cobertura vegetal, como as florestas tropicais, florestas temperadas, pradarias, desertos e tundras. Em escala planetária, os Biomas são unidades que evidenciamgrande homogeneidade da natureza e seus elementos. Pela separação dos continentes, o afastamento físico fez com que as espécies vivessem processos paralelos, porém distintos de evolução, originadoas comunidades ecológicas. Quando alguns exemplares não ocorrem em nenhuma outra parte do mundo são chamados endêmicos. A apropriação da natureza e de seus recursos pelas sociedades humanasalterou os Biomas do planeta. Alguns como a Amazônia , as tundras e outros com baixa densidade populacional ainda possuem vasta condição original