COORDENAÇÃO E ORIENTAÇÃO ESCOLAR
COORDENAÇÃO E ORIENTAÇÃO ESCOLAR
Comumente, na instituição escolar, quando há, o orientador educacional é um dos profissionais da equipe de gestão. Ele trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal. A didática, em parceria com os professores, deve ocorrer para compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles. Com a escola, o orientador precisa atentar-se quanto a organização e realização da proposta pedagógica. A atuação com a comunidade serve para que haja a direta orientação, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis.
Há a necessidade da Orientação Educacional, entretanto há também uma falta de profissionais habilitados. O orientador educacional precisa perceber que o foco de sua prática de orientação está principalmente vinculada à relação do professor com o aluno, tento em vista que o mesmo será o ponto de equilíbrio de ambos.
Considerando que a carência e/ou ausência de um Orientador Educacional no ambiente escolar pode prejudicar o desenvolvimento do trabalho dos docentes, podendo ser até desordenado e aleatório, desfavorecendo ou até atrapalhando o ensino da criança, consequentemente não apresentando uma aprendizagem significativa.
O posicionamento do Orientador Educacional deve incluir uma ética profissional, debatendo questões práticas, capazes de organizar operações de pensamento que o desafiam e levam à reflexão e à pesquisa em busca de uma autêntica identidade apoiada em valores significativos. Acredita-se que o espaço para a prática da profissão exista, basta que os profissionais se disponham realmente a colocá-la em pratica, buscando sempre a melhoria, atualizando os conhecimentos e as práticas de ensino através de cursos e leitura. Cabe enfatizar que o desempenho do papel do educador faz com que sua proposta seja, efetivamente, na educação.
O Orientador Educacional deve estar realmente interessado e se entregar ao trabalho que lhe é de