Trabalho de Geografia 1
Biomas são sistemas em que solo, clima, relevo, fauna e demais elementos da natureza interagem entre si formando tipos semelhantes de cobertura vegetal, com as florestas tropicais, florestas temperadas, pradarias, desertos e tundras. Em escala planetárias, os biomas são unidades que evidenciam grande homogeneidade na natureza de seus elementos.
O que são Formações Vegetais?
No planeta há diversas formações vegetais, tanto quanto a diversidade climática. E a situação geográfica também influencia na classificação que mostraremos a seguir.
Desmatamentos
e
suas
conseqüências
Um dos mais lesivos impactos ambientais é a devastação das floretas, sobretudo as tropicais, as mais ricas em biodiversidade. Essa devastação, ocorre por fatores econômicos (extração de madeira, projetos agropecuários, projetos de mineração, instalação e expansão de garimpos, usinas hidrelétricas e outros). A principal conseqüência do desmatamento é o comprometimento da biodiversidade, como resultado da diminuição ou, muitas vezes, da extinção de espécies vegetais e animais.
Qual a relação entre Biomas e Formações Vegetais?
Biomas são as grandes formações vegetais encontradas nos diferentes continentes.
Quais são os Biomas existentes no Brasil?
Segundo o IBGE, existem 6 biomas no Brasil: Amazônia,
Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.
Quais são as Formações Vegetais existentes no
Brasil?
Floresta amazônica, Mata Atlântica, Mata dos pinhais, cerrados, caatinga, campos, mangues, matas litorâneas, mata dos cocais, Pantanal.
Alguns tipos de biomas e formações vegetais. Tundra: vegetação rasteira, de ciclo vegetariano curto. Por encontrar-se em regiões subpolares, desenvolve-se apenas durantes os três meses de verão, nos locais onde ocorre o degelo. Florestas de coníferas: formação florestal típica da zona temperada. Ocorre nas altas latitudes do Hemisfério Norte, em regiões de climas temperados continentais, como
Canadá,