Formação e desenvolvimento de equipes
O trabalho individual há certo tempo vem dando espaço para a realização de tarefas em grupo. Isto ocorre porque, as empresas demandam cada vez mais de conhecimentos diferenciados para a obtenção dos resultados almejados, o que leva a formação de equipes de pessoas que se completam.
Para ROBBINS (2005, pag.186) “um grupo é definido como dois ou mais indivíduos interdependentes que se reúnem visando à obtenção de um determinado objetivo”, podendo ser grupos formais ou informais.
POR QUE FORMAMOS GRUPOS?
Os grupos formais e informais formam-se por várias razões. Algumas dessas razões seriam as necessidades, o desejo de proximidade, a atuação e as metas.
Grupos Formais são aqueles que são definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. Nestes grupos, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais.Os seis membros da tripulação de um vôo comercial são um exemplo de grupo formal. Ao contrário,os Grupos Informais são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização. Estes grupos são formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta a necessidade de contato social. Três funcion ários de departamentos diferentes que regularmente se encontram para almoçar juntos são um exemplo de grupo informal.
Ambiente da empresa, onde a liderança, as diretrizes, as decisões, as orientações, as instruções, o clima organizacional, as condições, os recursos, entre outros fatores associados ao ambiente de trabalho influenciam positivamente ou negativamente sobre o grupo;
O que leva um grupo a evoluir ou não para uma equipe? São três os fatores:
O
próprio grupo, formado por pessoas de diversas idades, conhecimentos, habilidades, crenças, culturas, valores, necessidades. Quanto maior for a diferença nestas questões entre os integrantes do grupo, tanto mais será difícil conseguir