formação social
Com a segunda guerra mundial, a Europa não tinha condições de exportar produtos industrializados,pois todo o continente se encontrava totalmente devastado pelo confronto armado, então o Brasil teve que incrementar o seu parque industrial e realizar a conhecida industrializão por substituição de exportação.A industrialização no Brasil ocorreu em nível nacional, uma vez que a região sudeste foi a que mais rapidamente se desenvolveu em função da agricultura cafeeira e pela sua localização.
As primeiras decadas do séculoXX o café exerceu uma grande importãncia para a economia do país, até porque era praticamente o único produto brasileiro de exportação, o cultivo dessa cultura era desenvolvido especialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo e algumas areas de Minas Gerais. Após a crise que atingiu diretamente os cafeicultores, eles buscaram novas alternativas produtivas, dessa maneira, muitas das infraestruturas usadas anteriormente na producão de transporte de café, passaram, a partir desse momento, a ser utilizadas para a produção industrial.Diante do processo, a industria brasileira começou a diversificar, no entanto, limitava - se somente a produção de produtos que empregava pouca tecnologia. um dos fatores importante para a industrialização brasileira foi a utilização das ferrovias e dos portos, anteriormente usados para o transporte do café, que passaram a fazer parte do setor industrial. Além desse fator, outro motivo que favoreceu o crescimento industrial foi a,ambundante mão de obra estrangeira, sobretudo de Italianos, que antes trabalhavam na produção de café.
Assim plenamente constituido, o capitalismo caracteriza - se basicamente pala separação entre produtor e os meio de produção, visto que é a burguesia que detém as máquinas necessárias á transformação da mtérias - primas, onde o produtor, vê - se obrigado a vende - la no mercado em troca de salario. A economia capitalista é uma