Formação Social
SERVIÇO SOCIAL
FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL
joao, maria e joana
PROFESSORA: MARIA CLOTILDE BASTOS
ITAPIPOCA – CEARÁ 29/09/2013
Etapa 01
Jean Baptiste Debret foi um pintor, desenhista e professor francês. Jean Baptiste Debret nasceu em Paris, na França, em 18 de abril de 1768. Formado pela Academia de Belas Artes de Paris, Debret foi um dos membros da Missão Artística Francesa ao Brasil, organizada a pedido do rei Dom João 6º. Liderada por Joachim Lebreton, a missão era composta também pelo arquiteto Charles Simon Pradier e pelo paisagista Nicolas Antonine Taunay e seu irmão, o escultor Auguste Marie Taunay.
O artista conferiu também dignidade aos índios que retratou. Debret tenta mostrar aos leitores - em especial europeus - um panorama que extrapolasse a simples visão de um país exótico e interessante apenas do ponto de vista da história natural. Mais do que isso, tentou criar uma obra histórica; mostrar com detalhes e minuciosos cuidados a formação - especialmente no sentido cultural - do povo e da nação brasileira; procurou resgatar particularidades do país e do povo, na tentativa de representar e preservar o passado do povo, não se limitando apenas a questões políticas, mas também a religião, cultura e costumes dos homens no Brasil. Dom João VI, Museu Nacional de Belas Artes.
Seu trabalho retrata o cotidiano, o processo de independência do Brasil e os primeiros anos do governo de Pedro 1º. Uma de suas obras mais conhecidas é um quadro de dom João em tamanho real. O romantismo tem como características a oposição ao racionalismo e ao rigor neoclássico defender a liberdade de criação e privilegiar a emoção.
Obras de Debret Na obra Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil pode ser observada uma forte influência do iluminismo francês, principalmente da Enciclopédia de Denis Diderot, pois Debret não se prende apenas à representação de batalhas, cenas importantes