Formação social
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948
DECLARAÇÃO DE DIREITOS DO BOM POVO DE VIRGÍNIA
16 de junho de 1776
Podemos ver características como todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Firma também os princípios da igualdade de todos perante a lei.
Podemos ver diferenças como “DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS”, rege pensando em todos como um só, todos tendo como direitos iguais, mas a “DECLARAÇÃO DE DIREITOS DO BOM POVO DE VIRGÍNIA” nos mostra como que o governo é instituído, ou deveria sê-lo, para proveito comum, proteção e segurança do povo, nação ou comunidade.
Numa sociedade de solidariedade mecânica, o indivíduo estaria ligado diretamente à sociedade, sendo que enquanto ser social prevaleceria em seu comportamento sempre aquilo que é mais considerável à consciência coletiva, e não necessariamente seu desejo enquanto indivíduo. Conforme aponta Raymond Aron em seu livro As etapas do pensamento sociológico (1987), nesse tipo de solidariedade mecânica de Durkheim, a maior parte da existência do indivíduo é orientada pelos imperativos e proibições sociais que vêm da consciência coletiva.
Segundo Durkheim, a solidariedade do tipo mecânica depende da extensão da vida social que a consciência coletiva (ou comum) alcança. Quanto mais forte a consciência coletiva, maior a intensidade da solidariedade mecânica. Aliás, para o indivíduo, seu desejo e sua vontade são o desejo e a vontade da coletividade do grupo, o que proporciona uma maior coesão e harmonia social.
Este sentimento estaria na base do sentimento de pertencimento a uma nação, a uma religião, à tradição, à família, enfim, seria um tipo de sentimento que seria encontrado em todas as consciências daquele grupo. Assim, os