formação pastoral
MARIO BORGES BOENO
A DINÂMICA DO CULTO
CANOAS
2012
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
MARIO BORGES BOENO
A DINÂMICA DO CULTO
Trabalho apresentado à disciplina Teologia do Culto, Unidade Teológica Pastoral Metropolitana Canoas-RS, Instituto teológico Quadrangular, como requisito parcial conclusão da disciplina.
Professor: Prof. Mario Borges Boeno
CANOAS
2012
RESUMO
Este trabalho busca informar como proceder em todas as áreas relacionadas com a dinâmica do culto, abordando temas como: preparação do culto, casamentos, atos fúnebres, ações de graça, apresentação de crianças e a Santa Ceia.
DESENVOLVIMENTO
O Culto deve sempre começar com o louvor a Deus, pois, como ele nos deixa escrito em sua palavra: "Deus habita em meio aos louvores"; assim sendo, o ministro de louvor terá por incumbência despertar na igreja o verdadeiro desejo de atrair a presença do Pai, para que antes de ouvirmos sua palavra possamos em uma atitude de fé entregar nossos corações para aquele que ali esta para nos abençoar. Atraída a sua presença, o mensageiro por ele escolhido para nos trazer a sua revelação através da palavra, que quando bem entendida tem o efeito de transformar a vida do ser humano, curando, libertando e restaurando a sua fé que colocada em prática move a igreja no sentido de interseção, de clamor por todas as pessoas que estão enfermas, pelas suas famílias, por dizimistas e ofertantes dispostos a abençoar a casa de Deus, tudo isso movidos pelo poder do Espírito Santo. Em seu andar ministerial, o pastor deve sempre estar preparado para a realização de atos e ritos que fazem parte do dia a dia da igreja como: casamentos, apresentação de crianças, atos fúnebres e cultos de ação de graça; ações que em seu dia a dia ele será aperfeiçoado diretamente por Deus.
CONCLUSAO
O dinâmico do culto é: começando pelo louvor, sendo dirigido pelo Espírito Santo e numa