formação liturgica
TERMOS LITÚRGICOS
Aleluia: Palavra hebraica, que quer dizer “louvai ao Senhor”. É uma aclamação de alegria que não se usa no período quaresmal, mais precisamente no tempo da Páscoa.
Ámen: Palavra hebraica que quer dizer “assim seja” ou “assim aconteça”.
Antífona: É um curto versículo recitado ou cantado antes e depois de um salmo do ofício das horas.
Arciprestado: Grupo de paróquias de uma diocese, tendo à frente um arcipreste, devidamente credenciado pelo Bispo Diocesano, para melhor desenvolver a pastoral.
Alfa e Ômega: São duas letras do alfabeto da língua grega, a primeira e a última letra (Alfa e Ômega), são aplicadas a Jesus Cristo como princípio e fim de todas as coisas.
Celebrar: Exaltar, louvar, festejar. Celebração, acto de celebrar com ritos, danças, e cantos um acontecimento importante.
Ceroferário: Aquele que na celebração se encarrega do castiçal com vela.
Concelebrar: Quer dizer, celebrar com outros sacerdotes uma mesma Missa.
Creio ou Credo: É a oração que se reza após a homilia (nas missas dominicais, solenidades). É chamada também de símbolo ou profissão de fé. É um resumo de todas as verdades ensinadas pela Igreja. Credo, palavra latina que quer dizer “eu creio”. Existem dois símbolos, o mais longo é chamado de Niceno – Constantinopolitano, e o mais breve é chamado de símbolo dos Apóstolos.
Cruciferário: Aquele que se encarrega da cruz. Vai à frente na procissão.
Diocese: É a porção do povo de Deus que se confia a um Bispo, para apascentar com a colaboração dos Sacerdotes.
Domingo Gaudette: É o terceiro domingo do Advento. A alegria que está a chegar com a vinda do messias. Neste dia, pode-se usar a cazula cor-de-rosa, se houver.
Domingo Laetare: (Lê-se letare, quer dizer alegria). É o quarto domingo da quaresma. A alegria que se aproxima com a festa da Páscoa. Neste dia, também pode-se usar a cazula cor-de-rosa, se houver.
Doxologia: Fórmula litúrgica de louvor ao Pai, ao Filho e ao Espírito