FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE
Marinêz Luiza Correia
Professora de Matemática
Chopinzinho - PR
Resumo: Pretende este trabalho abordar a formação de professores delimitado à prática pedagógica na formação inicial do professor, e o interesse nesta pesquisa releva as questões da prática pedagógica e dos saberes sobre a educação, tendo como embasamento as informações sobre os assuntos mais abordados na literatura acerca da formação de professores: a formação inicial, modo como são apreendidas as práticas pedagógicas e as representações sobre seus percalços e desafios.
Palavras-chave: Professor. Formação. Prática pedagógica. Desafios.
Abstract: The present job deals with teacher education, limited to the teaching practice at the beginning of the course. The results of this research reveal issues regarding teaching practice and the background on education. The study was based on the literature about teacher education: beginning teacher education, the way teaching practice is learned, and the representation of difficulties and challenges on teaching. Key words: Teacher. Education. Teaching practice. Challenges.
1. Introdução
Pretende-se tratar aqui a formação de professores, voltando-se essencialmente ao tema:desafios, tensões e racionalidades, delimitado à prática pedagógica em si, como coadjuvante na formação inicial do professor, referenciando o que André et al. (1999, p. 302), já registram: “Dos 284 trabalhos sobre formação do professor, produzidos de 1990 a 1996, um total de 216 (76%) tratam do tema da formação inicial [...]”.
Em outro aporte, aufere-se de Pimenta (1999, p. 26), que pergunta:
“Qual o interesse das ciências da educação para as práticas? Os saberes sobre a educação e sobre a pedagogia não geram os saberes pedagógicos.” O foco da questão esbarra, sobretudo na constatação de que as práticas pedagógicas se apresentam nas ciências da educação com estatuto frágil e que a