Formação Economica do Brasil - Parte 1
Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA
Graduação em Ciências Econômica
História Econômica Geral
Professor: Francisco Sales
Trabalho referente a “Parte Um” do livro Formação Econômica do Brasil de Celso Furtado.
Hudson Lima Umeda 11402920
Dilson Silva do Nascimento 11402911
João Pessoa, 30 de Julho de 2014.
Informações sobre o autor da obra:
Celso Monteiro Furtado nasceu na cidade de Pombal no estado da Paraíba no ano de 1920, foi um importante intelectual do século XX na área da Economia. Foi perseguido na Ditadura Militar e ficou exilado no Chile, nessa época Celso viajou aos vários países em missões das Nações Unidas. Retorna ao Brasil em 1979 e trabalhou em alguns governos em projetos importantes. Em 1997, Furtado foi nomeado a assumir a cadeira 11 da Academia Brasileira de Letras, onde foi o oitavo ocupante da mesma. Faleceu em 20 de Novembro de 2004 na cidade do Rio de Janeiro.
Sobre a obra:
O desenvolvimento econômico e social europeu entre os séculos XI e XV está diretamente relacionado com as grandes navegações e seus frutos. Onde houve, o desenvolvimento da cartografia com a chegada de instrumentos náuticos como - bússola, astrolábio, sextante, foi possível alcançar novos horizontes. Com a tomada de Constantinopla pelos turcos e o controle dos mesmos sobre as linhas orientais, os Portugueses foram forçados a buscar um caminho para as Índias e ao lado dos espanhóis chegam ao chamado “Novo Mundo”, dividindo suas terras com, o tratado de Tordesilhas que separa em duas partes, uma do litoral leste ao interior que correspondia à parte Portuguesa e outra do interior a costa oeste do continente americano.
O avanço na ocupação econômica das terras encontradas se dá pela grande pressão dos países europeus sobre Portugal e Espanha. A Espanha, no entanto, concentra seu sistema de defesa em torno do eixo produtor de metais preciosos México-Peru, pois o metalismo era sua intenção nas novas colônias.