Turismo
O setor de recepção e o setor de portaria social são considerados de suma importância para a operação hoteleira, podendo ser considerados como “cartão de visitas” de um meio de hospedagem, pois grande parte da interação entre os hóspedes e o pessoal do setor de recepção e da portaria social ou conciergeria resultará no julgamento posterior dos hóspedes sobre a qualidade dos serviços prestados, sobre a cortesia, a solicitude e a excelência no atendimento.
Sabemos que, muitas vezes, encontramos os setores de portaria social, recepção, reservas e telefonia ocupando um único espaço, sem falar no acúmulo de funções dos profissionais, o que acaba interferindo no atendimento aos clientes/hóspedes.
Para realizar as atividades abaixo, você deve partir do ideal para cada setor, de acordo com o que foi visto em nossa unidade de aprendizagem.
a) Primeiramente, elabore um quadro de funcionários fictício dos setores de portaria social, recepção e reservas.
b) Descreva como seriam os procedimentos no atendimento de um cliente considerado VIP desde o momento da reserva, até o check-in.
c) Imagine que um cliente saiu sem pagar em seu turno como recepcionista. A partir desse cenário, descreva que procedimentos deverão ser tomados para liberar a UH.
R.: No período diurno (horário comercial), o quadro de funcionários seria de duas pessoas na portaria social, duas pessoas nas reservas e três na recepção. No período noturno, ficariam duas pessoas na recepção que acumulariam as reservas e uma na portaria social.
O cliente considerado VIP teria prioridade na realização da reserva, no check-in teria atendimento diferenciado, com um atendente exclusivo que faria também as vezes de concierge, concedendo um up-grade de quarto, havendo disponibilidade e no quarto, seriam colocados produtos diferenciados e um cartão de boas vindas com as informações necessárias.
Em caso de um hóspede sair sem pagar após a primeira noite de