Formação docente
EXPERIÊNCIAS EM CIÊNCIAS NATURAIS
AS ESTRELAS
Flávia Rolemberg Bastos
Julia Maria Godinho Barbosa
Marcia Pereira da Silva Torres
Rosangela Ferreira da Silva
Vanessa Ferreira
Vania Regina Santiago da Cruz
UMA QUESTÃO EDUCATIVA
A contextualização e interdisciplinaridade constituem hoje, princípios norteadores para organização de um currículo por competências. Assim, pode-se entender a interdisciplinaridade, como a interação entre saberes, independente de separação por disciplinas. A contextualização é um princípio orientador do currículo que tem por objetivo dar significado ao entorno do aluno, uma vez que, no que tange ao ensino disciplinar, os PCN´s sugerem que: “... o conhecimento disciplinar não deve ser entendido como um conjunto de conhecimentos isolados, prontos e acabados, mas sim uma construção da mente humana em contínua mudança.”. A abordagem interdisciplinar é hoje uma questão muito debatida no âmbito da educação. Segundo o documento dos PCN´s, interdisciplinaridade significa: “... planejamento e desenvolvimento de um currículo de forma orgânica, superando a organização por disciplinas estanque e revigorando a integração e articulação dos conhecimentos ...”. Este trabalho propõe a experimentação para romper com a linearidade e a fragmentação dos conteúdos escolares e torná-los contextualizados para os estudantes.
O AR
O objetivo das experiências que se seguem é de comprovar, através da prática, a existência do ar.
O ar está presente em todo lugar, ele ocupa praticamente todo o espaço próximo e ao redor da terra que não esteja preenchido por líquido, sólido ou outros gases. É de fundamental importância para a manutenção da maioria das formas de vidas, tanto animais quanto vegetais.
Apesar de não podemos ver, ele é vital para nossa sobrevivência. Podemos demonstrar que o ar se move, tem peso, ocupa espaço, exerce pressão e pode se expandir.
Ao final, além de constatarmos que é imprescindível,