Formação do professor e o papel da tarefa de casa.
Introdução: O futuro docente que está se graduando, tem que ter em mente que seu aprendizado esta apenas no começo, e que sua jornada de descobertas nunca chegará ao seu fim. O professor para conseguir formar indíviduos capazes deve-se manter sempre atualizado ser um pesquisador , para formar pesquisadores, não se baseando somente em teorias, mas estando sempre aberto a mudanças, e também criando teorias.
Embora a importância inquestionável para grande maioria dos professores, as tarefas de casa são tratadas por eles de forma burocrática.São “passadas”automaticamente e da mesma forma recolhidas. Em alguns casas chegam ser mercantilizadas ou usadas como forma de punição.Na verdade, as tarefas de casa oferecem uma poderosa forma de comunicação entre aluno e professor.
Formação de professores como suporte a prática pedagógica
De acordo com Pimenta (2005) além de fornecer a habilitação legal para o exercício da docência, espera-se que o curso realmente forme o professor.
(...) espera-se da licenciatura que desenvolva nos aluno conhecimentos e habilidades, atitudes e valores que lhes possibilitem permanentemente irem construindo seus saberes-fazeres docentes a partir das necessidades e desafios que o ensino como prática social lhes coloca no cotidiano. (PIMENTA, 2005, p.17-18).
Essa citação nos mostra que não é apenas a teoria que o curso de graduação em pedagogia oferece, que os futuros docentes devem levar para dentro das salas de aulas, ao contrário , os professores devem utilizar somente o que cabe ser implementado dentro da necessidade de seus alunos. Os docentes devem se auto-avaliar criticamente para encontrar soluções para os diversos tipos de problemas que apareceram em seu caminho Uma opção para extimular os professores seria atraves da valorização quanto à remuneração, à carga horária de trabalho condizente com o título, o plano de carreira enquanto à garantia dos demais direitos