Monografia
Introdução
A Educação é reconhecida como um instrumento fundamental para o crescimento económico e o desenvolvimento social e visa promover o bem – estar do homem, tendo como principal objectivo formar um cidadão capaz de se integrar na vida e aplicar os conhecimentos adquiridos em benefício próprio e da sua comunidade.
Neste contexto, existem estratégias adequadas que prendem – se com inúmeros factores tais como:psico-pedagógicos, linguísticos, sócio- económicos e políticos. Para que as tais estratégias tenham efeito condigno, é necessário que os diferentes intervenientes dos processos educativos(pais / encarregados de educação, professores, crianças e comunidades), desempenhem o seu papel no processo ensino e aprendizagem. Deste modo, a formação integral da personalidade do educando está ligada as experiências vivenciadas na família, assim como na escola e na sociedade em geral.
Na óptica de COMENIUS (2001:101) “É sã no homem a aptidão para saber, mas não o próprio saber. A natureza dá as sementes do saber, da honestidade e da religião, mas não dá propriamente o saber, a virtude e a religião. Estas adquirem-se aprendendo, agindo e orando. Por isso, que o homem é um animal educável, pois não pode tornar-se homem a não ser que se eduque”.
Nesta asserção acima apresentada, percebe-se que, ninguém acredite, portanto, que o homem pode ser verdadeiramente homem, a não ser aquele que aprendeu a agir como homem, isto é, aquele que foi formado naquelas virtudes que fazem o homem
No entanto o proponente ainda acredita que, o educando crê e quer crer nos pais e mestres que ensinam. Com este intuito, propôs – se a falar da relação entre os acolhedores e a escola visando reflectir sobre a importância dos acolhedores e suas possíveis implicações no desempenho escolar dos educandos no ensino primário do 1° grau -1°ciclo.
12
A escola Primária Herman Gmener sita na avenida Alberto Joaquim Chipande na cidade de Pemba, bairro Josina