Formação do mundo
De acordo com Hobsbawn, a primeira característica e o desligamento do eurocêntrico, apresentando o declínio da Europa, pois mostra como os europeus começavam a perder poder, riqueza, intelecto e civilização, além da diminuição de sua da população, o que acaba ocasionando a migração das indústria onde a Europa era pioneira para outros países e a queda das grandes potencias européias. Essa característica pode ser analisada como a menos significativa, pois mesmo com declínio, a Europa ainda concentrava grande parte do poder econômico e cientifico do globo, o que dava uma impressão de que o seu declínio era superficial. A segunda característica apresenta a transformação do globo em uma unidade operacional única, começa assim uma mudança não só nas operações econômicas, técnicas e cientificas, mas também uma transformação na vida privada, gerando assim uma grande aceleração das comunicações e transporte. Em analise essa característica foi bastante significativa, pois apresentava o início da globalização, um processo pelo qual foi fundamental para o século XX. Já a terceira característica apresenta a desintegração de velhos padrões de relacionamento social e humano, o que rompe elos de gerações entre o passado e o presente, predominando os valores de um individualismo associal absoluto e também pela destruição das sociedades do socialismo real. E pode ser caracterizada como a mais perturbadora, pois através dela acontece uma destruição das sociedades onde predominava o socialismo, dando um maior espaço para o capitalismo.
2. Analise duas características do mundo contemporâneo que , segundo Olgária Mattos, são responsáveis pelo Mal-Estar que o caracteriza.
Segundo Olgária Mattos, a performance e o tempo são as características responsáveis pelo mal estar contemporâneo. Este se caracteriza pelos