Formação de professores no ensino médio lhes da competência para cursar o ensino superior
JÚLIO ALEXANDRE PICCOLI
RESUMO
A presente pesquisa é um estudo de caso descritivo, na qual, tem como problemática a formação do ensino médio magistério/normal e o ingresso dos alunos no ensino superior e como desenvolver e organizar pedagogicamente no ensino médio magistério/normal, os itens referentes à organização curricular e carga horária.
ABSTRACT
The present research is a study of descriptive case, in which, has as problematic the formation of magistério/normal average education and the ingression of the pupils in superior education and as to develop the pedagogical organization of magistério/normal average education, in itens referring the curricular organization and horary load.
1 INTRODUÇÃO
Este estudo tem por finalidade enfatizar a problemática sobre questões curriculares, de conteúdos, de número de horas-aula, e a qualidade de formação destes alunos. E se os mesmos estão aptos para ingressar no ensino superior nos cursos de licenciatura do curso de Educação Física.
Enfatizo está problemática pelo tempo dedicado a esta profissão, neste sentido, tenho um grande número de indagações, questionamentos considerados no problema deste estudo, como: como é o processo de construção do conhecimento com os alunos atuais e egressos do curso magistério/normal ao ingressarem nos cursos de licenciaturas Educação Física do ensino superior. Que saberes e que habilidades o professor de educação física deve construir? (CALDEIRA, 2001); o porquê das discordâncias e dificuldades para integrar os objetivos e conteúdos da disciplina na elaboração dos complexos temáticos a serem desenvolvidos pelo plano de ensino elaborado pelo coletivo docente das escolas? (MOLINA, 2001); por que a função social do professor parece nebulosa? (MELO, 2003); porquê a maioria das escolas não priorizam as atividades motoras nas séries iniciais? A relação dos questionamentos realizados