Cepgol goianesia
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE GOIANÉSIA
CURSO DE PEDAGOGIA
3° ANO / 5° PERÍODO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
GOIANÉSIA,2013
O sistema educacional brasileiro é dividido em Educação Básica e Ensino Superior. A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), passou a ser estruturada por etapas e modalidades de ensino, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio.
A seguir, conheça as diferentes etapas e modalidades. Onde abordaremos a modalidade: Educação Profissional.
Etapas: * Educação Infantil; * Ensino Fundamental; * Ensino Médio.
Modalidades: * Educação Escolar Indígena; * Educação Especial; * Educação de Jovens e Adultos (EJA); * Educação de Campo; * Educação Profissional.
Educação profissional trata-se de educação para fins de formação profissional.
No Brasil, educação profissional é um conceito de ensino regido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996), complementada pelo Decreto 2208, de 17 de abril de 1997 e reformado pelo Decreto 5154, de 23 de julho de 2004.
O principal objetivo da educação profissional é a criação de cursos que voltados ao acesso do mercado de trabalho, tanto para estudantes quanto para profissionais que buscam ampliar suas qualificações.
A educação profissional tem como objetivos não só a formação de técnicos de nível médio, mas a qualificação, a requalificação, a reprofissionalização para trabalhadores com qualquer escolaridade, a atualização tecnológica permanente e a habilitação nos níveis médio e superior, deve levar ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.
As considerações gerais sobre a legislação indicam a necessidade de construir novas alternativas de organização curricular, comprometidas, de um lado, com o novo significado do trabalho no contexto da globalização e, do outro, com o sujeito ativo, a pessoa