Formação de Preços
CAMPUS BAMBUÍ
Curso Superior em Engenharia de Produção
GESTÃO DE CUSTOS
Fádua Maria do Amaral Sampaio Luciana Mendonça Valdevan da Silva Morais
BAMBUÍ – MG
2013
FÁDUA MARIA DO AMARAL SAMPAIO
LUCIANA MENDONÇA
VALDEVAN DA SILVA MORAIS
FORMAÇÃO DE PREÇOS
Empresa Fictícia de Lingeries – OUSE E USE
Trabalho apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Bambuí, como requisito para a disciplina de Gestão de Custos do Curso Superior de Engenharia de Produção.
Orientador: Prof. Érik Dominik
BAMBUÍ – MG
2013
1 – Introdução
A indústria de confecção é um dos setores que mais gera empregos no país, pois necessita de mão-de-obra humana para operar as máquinas de costura, equipamento fundamental para que o processo fabril se desenvolva.
Lupatini (2007) afirma que existem no Brasil confecções de todos os portes e tamanhos, embora predominem as de pequeno porte, uma vez que não há empecilhos ou barreiras tecnológicas que impeçam a abertura de novas confecções, pois o principal investimento resume-se a um equipamento básico, ou seja, uma máquina de costura.
De acordo com a ABIT – Associação Brasileira da Industrial Têxtil e de Confecção (2009), o Brasil é o 6º maior produtor têxtil do mundo com uma produção de 8,2 bilhões de peças por ano, além de se tornar auto-suficiente na produção de algodão, o 2º maior produtor mundial de índigo, o 3º maior produtor mundial de malha, o 7º maior produtor mundial de fios e filamentos e o 8º maior produtor mundial de tecidos.
Com isso este trabalho apresenta a criação de uma