Formação de preços
Apresentaremos a formação de preço dos produtos e serviços em uma linguagem simples e fácil de entender. Então para iniciar vamos refletir sobre a questão a seguir:
O que significa preço, afinal?
É a importância paga pelo cliente na aquisição de bens ou serviço prestado.
Portanto, a formação de preços de peças e serviços desempenha um papel importante no sucesso de qualquer empresa. Entender as variáveis que impactam no preço de venda de bens e serviços permite definir:
• Quais as ações que interferem na estrutura de gastos da sua empresa, que contribuirá para torná-la mais competitiva?
• Quais as estratégias comerciais a serem adotadas, que permitam obter o resultado operacional desejado?
Sendo assim, apresentamos alguns conceitos importantes de custos.
Custos diretos e indiretos
Os custos diretos podem ser diretamente apropriados por um objeto de custo (bens ou serviços), bastando haver uma medida objetiva de consumo. Os mais comuns são o material utilizado e a mão de obra direta.
Os custos indiretos não podem ser apropriados diretamente por um objeto de custo, senão por meio de rateios estimados e arbitrários. Os mais comuns são os custos de suporte da oficina, que podem incluir o pessoal do almoxarifado, recebimento e entrega de veículos.
63
O entendimento desses custos serve para custear as ordens de serviço e, assim, calcular a sua rentabilidade.
Custos fixos e variáveis
Os custos podem se comportar de uma maneira fixa ou variável com relação às mudanças no volume de vendas. O custo dos recursos será fixo com relação ao volume de vendas na medida em que a capacidade dos recursos fornecidos não seja excedida, pois ultrapassada essa faixa de atividades ou de vendas, o custo se desloca para um novo patamar e aí se estabiliza novamente. Exemplos de custo fixo na empresa são os gastos com o pessoal produtivo e o pessoal de suporte da oficina. Embora o custo fixo permaneça fixo no seu total, o custo