Formação de preço
Estabelecimento do preço de venda nada mais é do que uma decisão estratégica para se ter uma conquista de mercado e criação de margens assim podem permitir a sobrevivência da empresa e seu crescimento.
É fundamental ter a instrução necessária das técnicas contábeis, o processo produtivo e suas aplicações de valor, o potencial de mercado e barreiras erguidas pelos concorrentes, a aprovação ou rejeição de ações promocionais, o ponto de equilíbrio empresarial, entre outros detalhes estratégicos.
Kotler(1998,p.435)...”os preços tem sido fixados por comprador e vendedor que negociam entre si. Os vendedores elevam o preço do que esperam receber e os compradores oferecem menos do que esperam pagar.”
São aspectos que dificilmente são dominados por um só profissional, requer o desenvolvimento do trabalho em equipe. Situação poucas vezes vista.
As curvas da demanda são a representação gráfica da quantidade de um produto exigido em vários níveis de preços.
Wessels(1998,p.31),”a curva da demanda mostra a quantidade procurada de um determinado bem a diversos níveis de preço (supondo que as demais variáveis permaneçam constantes).”
Uma figura importante, nem sempre observada, são as margens de contribuição. A margem de contribuição total, que leva em conta a margem de contribuição unitária e o volume comercializado, é mais importante no processo de análise do que a unitária, mas a unitária é que recebe maior atenção. Quando e se for analisada.
Com certa frequência, os custos fixos, divididos de forma errônea, provocam distorções no estabelecimento dos preços, fato que leva à perda de mercado.
Concluí se que o preço dos produtos é que determina o lucro e o faturamento das empresas, onde o mais importante que o preço justo é o preço certo. Entenda-se que é um modo justo de ser competitivo e permanecer no