Introdução ao plano estrategico
Pode-se encarar estratégia de 3 pontos: 1) a formulação da estratégia; 2) a implementação da estratégia; 3) o controle estratégico (modificar a estratégia ou sua implementação para garantir que os resultados sejam alcançados).
Importância: Conduzir uma organização em ambiente dinâmico e de mudanças rápidas requer os melhores julgamentos e o modo como a administração responde a elas determina se a organização será bem-sucedida ou não.
Fases do Planejamento Estratégico:
-Análise do ambiente externo (macroambiente, setorial) (oportunidades e ameaças)
-Análise do ambiente interno
-Estabelecer missão organizacional e objetivos gerais
-Formular estratégias
-Implementar estratégias
-Controle
Macroambiente
Todas as empresas são afetadas por tendências e sistemas político-legais, econômicos, tecnológicos e sociais. Juntos, esses elementos formam o Macroambiente. Como essas forças são muito dinâmicas, suas constantes mudanças criam milhares de oportunidades e ameaças.
1. Forças Político-Legais: Diz respeito ao ambiente político e legal com os quais a empresa terá que interagir. Aspectos a serem considerados: – Tipo de governo – Leis – Lançamento de programas governamentais – Resultados de eleições, legislações e sentenças judiciais
2. Forças Econômicas: Natureza e direção da economia dentro da qual a empresa atua. Fatores a serem considerados: – Taxas de inflação – Taxas de juros – PIB – Distribuição de renda
3. Forças Tecnológicas: Melhorias e inovações tecnológicas e científicas. Variam bastante entre os setores, os aspectos a serem considerados: – Inovação de produtos – Inovação de processos – Gastos em P&D (pesquisa e desenvolvimento)
4. Forças Sociais: Atitudes, valores culturais, tendências, mudanças de comportamento da