Formação de grupos x formação de equipes
FORMAÇÃO DE GRUPOS X FORMAÇÃO DE EQUIPES:
Um desafio das organizações atuais
Belo Horizonte
Junho / 2010
FORMAÇÃO DE GRUPOS X FORMAÇÃO DE EQUIPES:
Um desafio das organizações atuais
Trabalho apresentado à disciplina Psicologia e Liderança como requisito avaliativo no curso de Administração de Empresas da Faculdade Minas Gerais, sob orientação da profa. Lúcia Almendra
Belo Horizonte
Junho / 2010
SÚMARIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. OS GRUPOS 4
3. AS EQUIPES 5
3.1. INTERDEPENDÊNCIA DAS TAREFAS E AUTONOMIA 5
3.2. COESÃO 6
3.3. FENÔMENOS DE GRUPO NEGATIVOS 6
3.3.1. PREGUIÇA SOCIAL 6
3.3.2. Pensamento de Grupo 7
3.3.3. Conflitos 7
3.3.4. Tabus 7
3.4. DESPREPARO DA SUPERVISÃO 8
3.5. VARIAÇÃO DA EFICIÊNCIA 8
3.6. EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE 8
3.7. IMPLANTAÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO 9
4. ESTUDO DE CASO 11
5. CONCLUSÃO 14
1. INTRODUÇÃO
Com a evolução do ambiente de negócios, o aumento da competitividade global e a cultura de incentivo horizontal, surge cada vez mais a necessidade de se fortalecer aspectos estruturais de interação na expectativa de se obter maior rendimento e qualidade das organizações. Essa interação pode se dar de diversas maneiras, entre elas através da formação de grupos e de equipes.
Este trabalho inicia-se com a conceituação destes dois termos, apresentando uma comparação entre eles e focalizando seus aspectos chaves.
Objetiva-se com este projeto apresentar fatores importantes para a criação, funcionamento e sucesso do trabalho em equipe, mostrando, através de um relato prático, como um simples grupo pode, se bem coordenado e subsidiado, se tornar uma equipe de alta performance, elevando a eficiência de uma organização.
2. OS GRUPOS
Grupo pode ser definido como um campo social no qual os indivíduos agem e interagem. Com efeito, o grupo existe porque os indivíduos se percebem como estando em relação uns com os outros, reunidos em torno de um projeto comum que atende ao mesmo tempo