Formação da Diversidade Brasileira
A diversidade sociocultural que existe em nosso país está também relacionada com a reflexão sobre a questão da raça, das etnias e do preconceito, bem como com a migração e do estrangeiro. É importante o desenvolvimento de um olhar crítico sobre a diversidade sociocultural brasileira e, com base nesse olhar, urge refletir sobre a própria realidade. Pode-se abordar o tema da diversidade sociocultural sob os mais diferentes pontos de vista: histórico, geográfico, socioeconômico, entre outros.
A diversidade é construída, muitas vezes, com base na desigualdade de condições de vida. A questão da diversidade nacional e regional pode ser pensada tanto no âmbito cultural como por meio do estudo de fatores socioeconômicos que condicionam o maior ou menor acesso a: educação, rendimentos, saneamento e energia elétrica. O tema da diversidade é muito amplo e pode ser abordado sob os mais diferentes pontos de vista. Diversidade social Brasileira Ter maior consciência da diversidade social brasileira é imprescindível para conhecer nosso país. Observe como é grande a diversidade social no Brasil, não apenas entre as regiões, como em um mesmo município. A diversidade social no país com base nos dados das tabelas apresentadas a seguir referentes às condições de vida da população brasileira. Para tanto, utilizaremos os seguintes indicadores: Rendimento – Famílias por classes de rendimento médio mensal familiar per capita (%). Educação – Taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade por sexo (%). Saneamento e luz elétrica – Domicílios por condição de saneamento e luz elétrica (%). Veja na tabela, o rendimento por família :
Do ponto de vista dos rendimentos médios mensais familiares, as regiões do país apresentam entre si grande diversidade de situações e que em todas as regiões também há, internamente, uma diversidade muito grande em termos de rendimentos.
Pode-se concluir, portanto, que as taxas de analfabetismo, por