Formato de arquivo: gif
Deivid G. Sant’ana1
1Departamento de Sistemas e Computação
Universidade Regional de Blumenau (FURB) – Blumenau, SC – Brazil
deividgeo@hotmail.com
Resumo. Este artigo descreve o formato de arquivo GIF. Organizando as duas especificações feitas no formato, apresentando seu algoritmo de compressão de dados além de apresentar as vantagens e desvantagens do formato.
Introdução
O formato de imagem Graphical Interchange File Format (GIF) é um padrão de arquivo largamente utilizado na Web, foi criado no ano de 1987 pela CompuServe dando origem a especificação 87a , em 1989 o formato passou por uma revisão dando origem a especificação 89ª. O formato GIF suporta imagens com até 256 cores e suporta “animações” em imagens. Utilizado para a representação de imagem RASTER.
2. Desenvolvimento
O formato de imagem GIF é largamente utilizado na Web, uma por ser um formato de arquivo bem leve em questão de armazenamento e por ser fortemente conhecido pela sua capacidade de gerar “animações”, que é obtida através do sequenciamento de imagens que passam conforme o tempo dando ao usuário sensação de movimento, possui ainda o fundo transparente, dando vantagem ao GIF de absorver a cor de fundo da cena. Sua principal aplicação é para armazenamento de ícones, ilustrações ou qualquer tipo de imagem que não necessite de muitas cores, já que sua capacidade de trabalhar com cores é apenas de 8 bits (256 cores) tornando não viável o armazenamento de fotografias nesse formato (ALECRIM, 2011, p. 1).
Sua especificação foi proposta pela CompuServe em 1987, dando origem a especificação 87a, em 1989 uma nova especificação foi feita, dando origem a especificação 89a.
2.1 Especificação 87a
Documentada para programadores ou empresas de área gráfica possam implementar interpretadores, empacotadores e arquivos no formato GIF.
O formato de arquivo é composto pelos seguintes campos GIF Signiture, Screen Descriptor,