INFORMATICA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
2º PERIODO MATUTINO
Amanda Martins Oliveira
Adriana Regina A. dos Santos
INFORMÁTICA
GOIÂNIA
2015
FACULDADE SUL-AMERICANA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
2º PERIODO MATUTINO
Amanda Martins Oliveira
Adriana Regina A. dos Santos
OS PRINCIPAIS FORMATOS DE ARQUIVOS
Trabalho apresentado à banca examinadora, como pré-requisito para a obtenção do titulo de Bacharel em Administração pela Faculdade Sul-Americana. Orientador: Profº. Jair Alarcón.
GOIÂNIA
2015
Principais tipos de formatos de arquivos de imagem
Formato JPEG (JPG)
O formato JPEG, cuja sigla significa Joint Photographic Experts Group, teve sua primeira especificação disponibilizada em 1983 por um grupo que leva o mesmo nome. É um dos padrões mais populares da internet por aliar duas características importantes: oferece níveis razoáveis de qualidade de imagem e gera arquivos de tamanho pequeno quando comparado a outros formatos, facilitando o seu armazenamento e a sua distribuição.
O JPEG possibilita isso porque é um formato que utiliza compressão de imagens. Mas, o que é isso? Em poucas palavras, compressão consiste na eliminação de dados redundantes nos arquivos. No caso de imagens, é possível fazer a compressão de forma que a retirada de informações não prejudique a qualidade (lossless - sem perda), assim como é possível utilizar níveis maiores de compressão que causam perdas visíveis (lossy - com perda).
Este último é o que acontece no JPEG: neste formato, quanto maior o nível de compressão, menor será o tamanho do arquivo, porém pior será a qualidade da imagem. O nível de compressão pode ser determinado em programas de tratamentos de imagens. Cada vez que uma mesma imagem JPEG é salva, costuma-se perder qualidade, já que, geralmente, o software utilizado para tratá-la aplica compressão, mesmo que mínima, toda vez que esta ação é realizada.
JPEG com menor taxa de compressão
A mesma imagem, mas com maior compressão
O