Tipos de imagens
Tipo de arquivo é uma forma padrão de armazenar informações no computador para que elas possam ser lidas ou exibidas por um programa. Em geral, você pode descobrir o tipo de arquivo observando as últimas três letras do nome do arquivo. Essas letras são conhecidas como extensão de nome de arquivo. Programas diferentes usam extensões diferentes ao salvar arquivos
Tipos de arquivos gráficos comuns incluem JPEG (.jpg), TIFF (.tif) e bitmap (.bmp). Além disso, algumas câmeras digitais podem salvar imagens no formato RAW, que não é compactado e não tem efeitos, como proporção de branco ou nitidez aplicada.
Formato JPEG (JPG)
O formato JPEG, cuja sigla significa Joint Pictures Expert Group, teve sua primeira especificação disponibilizada em 1983 por um grupo que leva o mesmo nome. É um dos padrões mais populares da internet por aliar duas características importantes: oferece níveis razoáveis de qualidade de imagem e gera arquivos de tamanho pequeno quando comparado a outros formatos, facilitando o seu armazenamento e a sua distribuição.
O JPEG possibilita isso porque é um formato que utiliza compressão de imagens. Mas, o que é isso? Em poucas palavras, compressão consiste na eliminação de dados redundantes nos arquivos. No caso de imagens, é possível fazer a compressão de forma que a retirada de informações não prejudique a qualidade (lossless - sem perda), assim como é possível utilizar níveis maiores de compressão que causam perdas visíveis (lossy - com perda).
Este último é o que acontece no JPEG: neste formato, quanto maior o nível de compressão, menor será o tamanho do arquivo, porém pior será a qualidade da imagem. O nível de compressão pode ser determinado em programas de tratamentos de imagens. Cada vez que uma mesma imagem JPEG é salva, costuma-se perder qualidade, já que, geralmente, o software utilizado para tratá-la aplica compressão, mesmo que mínima toda vez que esta ação é realizada.
Fig, 01 – Cataratas jpeg. (Jpeg com menor taxa de