Formatação academica
ALUNO: ________________________________________________ RA: _____________
CURSO ________________________________________________ SALA ____________
Profa. Chafiha Maria Suiti Laszkiewicz chafiha@uninove.br 2
1. A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO
“A única pergunta idiota é a que você não fez.”
(Paul MacCready – Engenheiro americano 1925-2007)
Leia com atenção os textos que seguem e elabore um texto que apresente suas reflexões sobre a importância de estudar.
SABER LER E ESCREVER
Em 2003, o governo lançou o programa “Por um Brasil Alfabetizado”. Desde então, periodicamente, há cerimônias solenes de formatura para os adultos que aprenderam a ler e a escrever e para os que completaram o ensino fundamental. Com freqüência, o próprio presidente Lula felicita a turma.
No sábado passado, no Rio de Janeiro, o presidente disse aos alunos que, uma vez formados, eles poderão mais facilmente encontrar emprego e ganhar mais do que um salário mínimo. Além disso, o progresso na qualificação dos trabalhadores contribuirá para o desenvolvimento nacional.
Um mês atrás, em circunstâncias análogas, o presidente evocou uma lembrança tocante: seu pai, analfabeto, comprava o jornal para que os outros não descobrissem que ele não sabia ler. Juntando Fome Zero, programa de alfabetização e campanha da auto-estima brasileira, ele afirmou: “Comer e estudar possibilitam ter força para trabalhar. Possibilitam estufar o peito e dizer „eu sou brasileiro e não desisto nunca‟.
Não há como não concordar: o analfabetismo é injustamente vivido como vergonha, o esforço de quem se alfabetiza na idade adulta pode e deve ser motivo de grande orgulho e, certamente, é mais fácil trabalhar comendo e sabendo ler e escrever.
Mas resta que, nos discursos citados, nada parece ser dito sobre o que significa mesmo aprender a ler (não tenho acesso à integra desses discursos, talvez minha observação valha apenas para a seleção relatada na imprensa).
Algum leitor tomará a dianteira: “Agora ele vai nos dizer que