formataçao
POR
TEMA
ESPORTES E TIPOS DE FRATURAS
TERESOPOLIS 2013
COLÉGIO TERESOPOLITANO
TRABALHO APRESENTADO EM CUMPRIMENTO ÀS EXIGÊNCIAS DA DISCIP´LINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA POR PROFESSOR PABLO GOULART EXIGIDA PELA ESCOLA TERESOPOLITANO
TERESÓPOLIS
2013
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. DESENVOLVIMENTO 05
2.1 OQUE CARACTERIZA UMA FRATURA? 05
2.2. TIPOS DE FRATURAS 05
2.3 FRATURAS COM DENOMINAÇOES ESPECIFICAS 07
2.4 TRATAMENTO 07
3. CONCLUSÃO 08
4. ANEXOS 09
5. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA/WEBGRAFIA 10
1. INTRODUÇAO
Para que possamos definir os tipos de fraturas, primeiramente vamos verificar o que significa o termo fratura, que é a quebra ou ruptura dos ossos, causada por um impacto de intensidade variável. Os ossos embora muito resistentes tem naturalmente uma capacidade de deformação para que possam absorver impactos, voltando à sua forma original, quando o agente causador se dissipar.
04
2. DESENVOLVIMENTO
No entanto, cada tipo de acidente poderá trazer aos ossos um tipo de resultado de maior ou menor dano. Como por exemplo: em acidentes menores poderá não haver a “fratura”, mas apenas uma “trinca”, ou os ossos podem despedaçar-se em impactos maiores, podendo chegar ao grau de fraturas de maior intensidade, como “as expostas”, perigosas pelo fato de que se não tratadas adequadamente e rapidamente poderão levar à uma infecção.
2.1 O QUE CARACTERIZA UMA FRATURA?
1) Incapacidade total ou parcial de movimentos
2) Dificuldade e dor aos movimentos
3) Observação de inchaço na área atingida
4) Posição anormal do membro atingido
5) Traumatismos
2.2 TIPOS DE FRATURAS
Luxação - Ocorre um deslocamento do osso de uma articulação, ou quando o contato articular dos ossos é completamente perdido.
Subluxação - Luxação