Formas
FACULDADES INTEGRADA ESPIRÍTO SANTENSE – FAESA
CAMILA XAVIER
BRUNA SARDINHA
CRISTIANO MARTINS
EVYLLYN CARVALHO
ERLEN COUTO
LÉLIA DIAS
JULIANA BRUNELLI
JULIANA JARRETA
PAULO PEGORETTI
VITÓRIA- 2014
Introdução
Nesse trabalho mostraremos como a forma se faz presente em todas as coisas, inclusive na arquitetura, e como a forma se forma.
Abordaremos, entretanto, os temas:forma ponto e linha; plano, volume; geométrica; formas básicas (quadrado,triângulo,circulo) e a simbologia das figuras.
Tendo forma como tema do trabalho, usaremos como referência o arquiteto Friedensreich Hundertwasser para analisarmos suas técnicas e formas para elaborar seus projetos.
Conceito de forma
“A forma pode ser definida como a figura ou a imagem visível do conteúdo. A forma nos informa sobra a natureza da aparência externa do objeto. Tudo que se vê possui forma. A percepção da forma é o resultado de uma interação entro o objeto físico e o meio de luz. Para de perceber uma forma, é necessário que existam variações, ou seja, diferenças no campo visual.” (João Gomes Filho)
Nessa imagem, podemos notar diferentes formas, por exemplo a mulher como um todo, e as inúmeras outras formas, como o formato dos olhos, boca, sobrancelha e cabelo. Forma ponto
• O ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutível. É a forma mais orgânica e natural. O ponto sempre serve como referencia ou indicador de espaço e tem grande poder atração visual quando há maior aproximação dos pontos.
Propriedades do ponto
Como elemento conceitual :
Um ponto indica posição. Não tem comprimento nem largura. Pode representar o início e o fim de uma linha e está onde duas linhas se cruzam.
Como elemento visual:
Formato, cor, tamanho e textura.
Suas características principais são:
Tamanho: devendo ser comparativamente pequeno;
Formato: devendo ser razoavelmente simples;
Como Elemento Relacional
A sua representação enquanto Unidade