Aqui e agora
E-mail: christina.rocha@hotmail.com
Formação: Pedagoga e cursando segunda graduação em Psicologia.
Aqui e agora
Nossa realidade se passa no aqui e agora. Nosso passado vivido e nosso futuro a vir, compõem o que temos de concreto, o presente, ou seja, o que está acontecendo. A Gestalt terapia sendo uma modalidade psicoterápica do encontro, do contato e da forma somente é palpável no momento atual.
Nossa dimensão humana torna-se função do tempo e do espaço e se articula a partir da experiência da percepção. Percebemos a partir do meio, com pessoas e mesmo objetos existentes. Assimilamos respostas para demandas do aqui agora, encarando a realidade percebida e viabilizando soluções para os problemas do mundo contemporâneo.
Muitas vezes, substituímos a experiência da percepção pela explicação desta experiência. Isto é algo que acontece de maneira tão “natural”,que nem sempre notamos. Precisamos olhar as coisas e percebê-las tentando não explicar seu “por quê”, já que, diversas vezes, concebemos o fenômeno e seu por quê, como eventos “pregados”, formando uma concepção positivista que induz uma conformação/ ideação da nossa visão de mundo. Porém, devemos ter em mente que tal “verdade” pode ter sido construída de forma arbitrária, ideologicamente montada, armada para que não refutemos sua veracidade.
A Gestalt terapia como ramo da psicologia clínica e tendo nesta sua origem epistemológica, transcende a mesma, quando enxerga o homem como uma totalidade, ou seja, um todo maior que a soma das partes. Na prática, percebe o sujeito como aquele que sofre, que se alegra ou mesmo o qual tem esperança na renovação constante da vida.
Um ser holístico sem fragmentos e em comunhão com o meio fazendo-se parte integrante deste, que é o objeto de estudo da Gestalt. Acostumamos tanto a dividir conceitos, ramos da ciência e vivências que praticamente adotamos este dualismo multifacetado como única forma de ver o real que é mundano.