Formas de violência sexual...
Formas de violência sexual, que é resumidamente a prática sexual onde há o desvirtuamento de alguns pressupostos necessários para ocorrência de tal ato, tais como a falta de consentimento, ou uso da violência, seja ela física ou moral.
Segundo os dados uma em cada cinco mulheres se tornará vitima de estupro, ou tentava dê, no decorrer da vida.
Na África, no Sul da Ásia e no Oriente Médio é muito comum garotas menores de idade serem forçadas a se casar e manter relações sexuais com um parceiro maior de idade. Tal ato, sem métodos contraceptivos, acarreta riscos a saúde, como a exposição ao HIV e outros vírus sexualmente transmissíveis e também problemas sociais como a limitação de frequência à escola, a gravidez precoce e etc.
I. O primeiro tópico sobre a violência sexual, é a “Violência sexual em conflitos”: o estupro muitas vezes é usado como tática de guerra para aterrorizar a população e humilhar os oponentes.
Alguns exemplos:
Na República Democrática do Congo, aproximadamente 1.100 estupros são relatados todo mês, uma media de 36 mulheres e meninas estupradas todos os dias. Acredita-se que mais de 200 mil mulheres tenham sofrido violência sexual no país desde o inicio do conflito armado.
Entre 250 mil e 500 mil mulheres foram estupradas durante o genocídio de 1994 em Ruanda.
Durante o conflito na Bósnia, entre 20 mil e 50 mil foram estupradas.
O estupro e a violação sexual foi um traço característico da guerra civil na Libéria e no Sudão.
II. Assassinato por dote: a mulher é assassinada pelo marido ou parentes deste pois a família dela não pode cumprir as exigências do dote – pagamento feito à família do marido como um presente à nova família do noivo.
Embora os dotes ou pagamentos semelhantes predominem em todo o mundo, os assassinatos por dote ocorrem sobretudo na África do Sul.
III. “Homicídio em defesa da honra”: em muitos países, mulheres, suspeitas de praticar sexo pré-matrimonial, adultério ou até mesmo vítimas de estupro são