Formas de Representar um Algoritmo
ALGORITMO
Definição:
O Algoritmo e uma forma de linguagem intermédia entre linguagem humana e a linguagem de programação, os Algoritmo sao usados para representar a solução de qualquer problema. Na escrita de Algoritmos, eles devem seguir regras básica de programação para serem compatíveis com as linguagem de programação.
NARRATIVA
Narração Descritiva: Nesta forma de representação os algoritmos sao expressos de diretamente em linguagem comum ou natural, ou seja, bem claro de modo que qualquer um lendo, saiba interpretar, por exemplo para fazer uma vitamina: Selecione as frutas, pegar ingredientes de tempero a gosto (acucar, adoçante, leite condensado etc.), pegar frutas, pegar o leite, colocar tudo no liqüidificador, acionar o batimento dos itens, aguardar um minuto e degustar.
Esta representação e pouco usada na pratica porque o uso da linguagem natural muitas vezes da oportunidade mas interpretações, ambiguidade e imprecisões. Por exemplo a informação deixar mais ou menos um minuto, no algoritmo fazer uma vitamina esta sujeita a interpretações diferentes por pessoa, a maneira correta de informação para uma boa interpretação e, tempo para batimento da vitamina de 0,45 a 1 minuto de acordo com a densidade desejada.
PSEUDOCÓDIGO
O Pseudocódigo e um código simplório, ou seja, nao e um código real, mas um código imaginário que lembra o que lembra o código de programação. o Pseudocódigo e muito utilizado em cursos de programação e faculdade para apresentar a lógica algorítmica de forma mais simples, sem ter que se preocupar muito com o aspecto tecnico das linguagem reais. o Pseudocódigo nao segue um padrão definido, portando, qualquer um pode escrever pseudocódigo da forma que bem entender desde que ele seja claro no objetivo principal da lógica da programação. Por exemplo, abaixo estão dois pseudocódigos que descrevem o mesmo algoritmo:
Pseudocódigo 1
INICIO entrada de dado : grava em